11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Um bom momento para Itu investir no turismo religioso

A comemoração da 50ª Semana Padre Bento Dias Pacheco acontece de 11 a 18 de setembro de 2019, quando serão festejados os 200 anos de nascimento do Apóstolo da Caridade.
 

A vida do Padre Bento entre os leprosos de Itu é o milagre mais espantoso que o Brasil pode apresentar ao Vaticano. A Europa já teve o seu grande herói da caridade na pessoa do Padre Damião, o sacerdote belga que viveu entre os leprosos da distante ilha Molokai e morreu da doença e se tornou santo da Igreja Católica.
 
Padre Bento já é Santo e muito Santo, no conceito popular, no meio de seus conterrâneos e de inúmeros devotos que acreditam na bondade divina que o imunizou da lepra e de qualquer outra doença, pois ele veio ao mundo para salvar vidas. Será o Santo herói da caridade do século XIX que viveu 92 anos e dedicou 42 anos de sua vida no amparo aos leprosos.

O servo de Deus Padre Bento Dias Pacheco nasceu em 17 de setembro de 1819, na Fazenda da Ponte, situada na comarca de Itu. Por conta da abundância de recursos financeiros, a família o incentivava aos estudos, desejando que se tornasse um doutor. Bento Dias Pacheco, entretanto, optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre em 1840.

Quem é turista e planeja sua viagem com todo cuidado, sempre acaba encontrando dentro do roteiro uma história mística ou religiosa, um lugar santo, um caminho, uma mesquita, um terreiro, uma igreja. É fato que esses lugares fazem parte das visitações imperdíveis programadas em uma grande viagem. E é exatamente esse nicho do setor turístico, chamado turismo religioso, que vem crescendo, conduzindo e estimulando o comportamento de muitos viajantes.

No Brasil já existem alguns fenômenos de cidades que tiveram sua economia reinventada por conta de peregrinações, romarias, eventos religiosos e ritualísticos. O estado da Bahia, por exemplo, consagrou seus terreiros como patrimônio cultural. Uberaba (MG), cidade do famoso médium Chico Xavier, recebe, por fim de semana, mais de 1000 pessoas em visitação à sua antiga moradia. A cidade possui um memorial de 42 mil metros quadrados que recebeu investimento de R$ 4 milhões da prefeitura para sua construção.

A cidade de Aparecida do Norte (SP) possui a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada a segunda maior igreja do mundo (perde apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano) e é o maior centro de peregrinação da América Latina, recebendo anualmente milhões de visitantes, os quais fazem do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil. Existem ainda muitas outras cidades do mundo que se transformaram por serem considerados lugares sagrados, como Santiago de Compostela (Espanha) e Varanasi (Índia), Fátima (Portugal) e Lourdes (França).

A Estância Turística de Itu e o movimento religioso

Nesse contexto, Itu começa aparecer no mapa do turismo religioso do Brasil, principalmente pela próxima canonização do Santo Padre Bento. No mesmo caminho, é bom lembrar, esta a Madre Maria Theodora, do antigo Colégio do Patrocínio. Ambos, são processos burocráticos e lentos, pois são necessárias muitas pesquisas para santificar alguém.

“A Passagem do Padre Bento por este mundo foi marcada por obras de caridade que engrandecem a espécie humana”, afirma o Professor e Historiador Roberto Machado Carvalho, ituano de nascimento e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fundado em 1º de novembro de 1894.

Ao longo de quarenta e dois anos cumpriu a missão que lhe foi destinada por Deus. Por isso, Padre Bento Dias Pacheco é universal, sua pátria transcende qualquer divisa. Seu comovente drama traz a mais bela marca registrada na história do gênero humano: a preservação da vida e a santa batalha por um mundo melhor, mais civilizado e com mais amor. Ele é o grande herói nacional: o apóstolo da caridade.

 
TEXTO NO SITE DO MINISTÉRIO DO TURISMO
O texto sobre a semana Padre Bento, que comemora 200 anos de seu nascimento, esta no site do Ministério do Turismo no endereço abaixo:
http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php    -  Entrar em IR PARA BUSCA - Procurar a data de 11 de setembro de 2019 onde esta a matéria:  50ª Semana Padre Bento Dias Pacheco, o Santo de Itu



 
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor