11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Uma cidade histórica como Itu não pode esquecer sua história

Museu da Memória da Santa Casa de Itu, totalmente restaurada, uma relíquia da medicina no século 19.
Proteger e divulgar o patrimônio histórico ituano é uma obrigação da Secretaria de Turismo da Estância Turística de Itu. No entanto, um dos museus mais importantes da cidade, a antiga Santa Casa de Itu, hoje, o Museu da Memória da Santa Casa, acaba de completar (dia 15 de março) 179 anos e a data foi esquecida.

Nenhuma linha nos jornais e nos sites da cidade. Nenhuma menção dos responsáveis pelo turismo local. Esperamos até hoje, 20 de março, para vermos se haveria alguma manifestação. Mas, o esquecimento foi total.
Uma entidade fundada em 1840 que, aberta ao público, expõe como era um hospital do século 19. É um patrimônio que não pode ser esquecido. Visitá-la, hoje, é uma viagem no tempo, uma volta ao passado da medicina e da caridade. Trata-se, até, de uma referência para as Faculdades de Medicina e seus alunos pela oportunidade que oferece de ganho de conhecimento com o passado histórico da própria medicina.

Os ituanos têm o sagrado direito à sua memória, a dialogar com seus antepassados, indagar de suas estátuas e de seus monumentos, sobre os mistérios dos acontecimentos remotos de sua história.
 
Cidade que não cultiva sua memória não consegue eternizar seus feitos e sua história tende a desaparecer. As novas gerações precisam aprender a cultuar e respeitar a história de uma cidade de imenso patrimônio histórico, onde o Brasil colonial está vivo e conservado, com convivência harmônica com o moderno,

 
Museu da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu
Centro Pró Memória
Rua Joaquim Bernardo Borges, 314 – centro - (11) 4023-0472
Abre às terças-feiras das 10 h às 16,30h e de quarta a sábado das 9 h às 16,30h.




www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br