11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Viola caipira de Itu comemora 10 anos

Orquestra de Viola Caipira é uma das grandes atrações da Estância Turística de Itu.
Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira está comemorando dez anos de muita atividade e grande sucesso, onde quer que se apresente. Trata-se de uma orquestra única que reúne, em harmonia, quatro tipos de afinações, algo inédito.

O grupo é coordenado por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, o Dill, que reúne aproximadamente 25 músicos, mas que atualmente, devido à pandemia, tem levado poucos músicos aos ensaios. A Orquestra Ituana de Viola Caipira surgiu da necessidade da Estância Turística de Itu ter um grupo amante da viola.

O que é importante destacar é que nesta década de atividades, a Orquestra Ituana de Viola Caipira, que começou se apresentando apenas na cidade, hoje leva o nome de Itu aos mais diversos locais, tendo se apresentado não apenas pelo interior paulista e também na própria capital como, por exemplo, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O trabalho da Orquestra Ituana de Viola Caipira, que é desenvolvido com brilhantismo já há uma década, é interessante pelo fato de reunir gerações. É família. Dentre os integrantes se encontram irmãos, pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, marido e mulher, mostrando que a música também é um fator – e forte – de união.
Pandemia  
 
Célia Trettel, uma das coordenadoras do grupo, lamenta o fato da pandemia ter obrigado a Orquestra a praticamente parar suas atividades por um período. Em 2021, por exemplo, houve uma única apresentação e ainda ocorreu de forma online. “Fizemos uma live para o Museu da Energia”.
 
O Museu da Energia é um parceiro da orquestra e lá são realizados ensaios abertos, que agora estão acontecendo, aos poucos, nas noites de quinta-feira no auditório da Prefeitura, sempre a partir das 19 horas.
 
A primeira reunião que deu origem ao projeto da Orquestra Ituana de Viola Caipira ocorreu em 8 de outubro de 2011 e a primeira apresentação aconteceu em dezembro daquele ano, no Espaço Almeida Júnior. De lá até os dias de hoje, são dez anos encantando inúmeras pessoas e levando a cultura de Itu além fronteiras.

26/10/2021

 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br