11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Vozes de Itu realiza mais um concerto histórico

Obra de Miguel Dutra será apresentada no Mercado Municipal de Itu 
 
No próximo domingo, dia 18 de outubro às 10h o Coral Vozes de Itu voltará às atividades presenciais com um concerto histórico. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu e Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu revela a obra musical de um dos mais conhecidos artistas plásticos paulistas do século XIX, Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra. Somente em 2018 a música sacra desse compositor nascido em Itu, em 1812, foi conhecida integralmente e está sendo restaurada no Museu da Música - Itu. Os originais pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo.  
 
Miguel Dutra viveu em Itu até os 35 anos. Depois morou dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde foi um agente cultural importante. Morreu em 1875 deixando importante obra memorialística. Atuou em muitas frentes artísticas, das artes plásticas à construção de pianos. 
 
No concerto, as quinze obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre a vida e o tempo do compositor. As músicas foram escritas entre 1828 e 1858 para as cerimônias religiosas do ciclo festivo católico. 
 
Preocupada com a saúde de seus cantores e do público, a diretoria da Associação Cultural Vozes de Itu tomou medidas importantes. Neste primeiro concerto o grupo será reduzido, com dez cantores que estão se preparando há três semanas com todos os cuidados de higiene e distanciamento.
 
Foi desenvolvida uma máscara de proteção, de uso obrigatório no Estado de São Paulo, com tecido que não distorce o timbre das vozes participantes e permite a articulação do maxilar e lábios para a colocação das diversas vogais, sobretudo nas notas agudas. Os cantores estarão com certo distanciamento, o que ocorrerá também em relação ao público. 
 
O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca. 
 
 
Concerto – Obra Sacra de Miguel Dutra
Mercado Municipal de Itu
18 de outubro, domingo, 10h.
Entrada Franca



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br